Áreas de Atuação

Avaliação Ecossistêmica

O que é uma Avaliação Ecossistêmica?

O que é uma Avaliação Ecossistêmica e qual sua importância?

A Avaliação Ecossistêmica, ou Avaliação Ambiental, tem como objetivo gerar um diagnóstico ambiental, onde são descritos os níveis de qualidade ou impacto ambiental de uma área. Esse tipo de estudo pode existir de maneira independente ou fazer parte de um projeto maior de Monitoramento ou Licenciamento Ambiental.

A Avaliação Ecossistêmica pode fazer parte de diversos processos, como Plano de Controle Ambiental (PCA), Estudo de Impacto Ambiental (EIA), Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), entre outros.

Fonte: Acervo
Contexto de Avaliações Ecossistêmicas no Brasil e no mundo

A Avaliação Ecossistêmica pode ser um projeto por si só, mas também pode estar inserida num processo maior, como um Licenciamento Ambiental. O Licenciamento Ambiental Brasileiro é único no mundo e foi criado através da Lei Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981). Todas as atividades que podem causar grande degradação ambiental devem realizar avaliações ecossistêmicas como parte do processo de licenciamento, apresentando um Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e um Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Fonte: Acervo
De que forma o IA atua nessa área?

Os especialistas do Instituto Avaliação, que possuem expertise em diferentes áreas do conhecimento são aptos a executar avaliações ecossistêmicas através de uma metodologia transdisciplinar e exata. Buscando além de diagnosticar os aspectos biológicos, hídricos, bioquímicos, geológicos e diversidade de organismos, identificar também o contexto social e econômico da área de estudo e de seu entorno, possibilitando assim uma avaliação ambiental completa.

Fonte: Acervo

Destaques de projetos na área

Planos de Gestão da REVIS Metrópole da Amazônia e APA PAYTUNA

Elaboração do Plano de Gestão para duas Unidades de Conservação: a APA Paytuna, em Monte Alegre, e o REVIS da Metrópole da Amazônia, na Região Metropolitana de Belém.

Estudo de Capacidade de Suporte de Fernando de Noronha

O Projeto consistiu na análise da Capacidade de Suporte do arquipélago como ferramenta para a gestão ambiental, incluindo levantamento dos mecanismos e ações necessários para implementação.