Equipe

Simplicidade, capacidade e ética

O Instituto Avaliação é composto por um corpo de associados pós-doutores, doutores, mestres e especialistas, competentes em diversas áreas de atuação, o que garante o desenvolvimento de projetos que respeitem a lógica da transdisciplinaridade.

Equipe

Guilherme Cardoso Abdala

Presidente

Doutor em Desenvolvimento Sustentável (2000), Mestre em Ecologia (1993) e Engenheiro Agrônomo (1989) pela Universidade de Brasília, atualmente é Coordenador Geral do Projeto PDRSX. No poder público, foi Diretor de Proteção Ambiental e Coordenador Geral de Zoneamento e Monitoramento Ambiental do IBAMA, nos anos de 2003 e 2004, e Secretário Executivo da Cooperativa Ecooideia entre 2000 e 2012. Coordenou Projetos de grande envergadura, como o Projeto Noronha +20, Estudo de Capacidade de Suporte de Fernando de Noronha, Estudo de Perdas e Danos do Juruti Velho, entre outros.

Jorge Artur Fontes Chagas de Oliveira

Vice-Presidente

Com larga experiência administrativa, atuou como Presidente da Associação de Agricultura Ecológica nos anos de 1989 até 1993. Foi Diretor de Planejamento do Serviço de Limpeza Urbana do DF nos anos de 1995 a 1998, e assumiu a Presidência da Cooperativa Ecooideia entre os anos de 2003 a 2014. Engenheiro Agrônomo, com Pós-graduação em Ecoturismo pela Universidade de Brasília, foi Subsecretário de Resíduos Sólidos e Saneamento Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Distrito Federal (SEMA DF) - entre 2015 e 2017 - e coordenou Projetos de grande porte, como Diagnóstico Socioeconômico e Logístico da CENTCOOP no DF e o Plano de Gestão Ambiental Estratégica dos Resíduos Sólidos da Ilha Grande.

Gabriela Dias Mendes

Diretora Executiva

Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal de Viçosa, tem larga experiência em desenvolvimento de projetos em arquitetura social, com aproveitamento de água das chuvas, reaproveitamento de águas cinzas, energia e aquecimento solar. No Instituto Avaliação atua diretamente frente aos Projetos desenvolvidos no Arquipélago de Fernando de Noronha, e é uma das responsáveis técnicas pelo Projeto e Execução da obra da Eco Pousada AKANÃ, pousada sustentável construída na Ilha.

Sara Araújo Poletto

Coordenadora de Planejamento Estratégico e Gestão de Pessoas

Mestre em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2003), com especializações em Coaching e Gestão de Pessoas. Experiência em gestão de projetos a nível nacional, elaboração e aplicação de metodologias participativas, e projetos com jovens e mulheres. Foi Coordenadora de Planejamento Estratégico e Metodologia do Projeto Pesca Sustentável na Costa Amazônica, na UNESCO, Coordenadora de Metodologia da 4a Conferência Nacional do Meio Ambiente (Resíduos Sólidos) e da 1a Conferência Nacional de Controle Social, da CGU.

Daniel Moura da Costa Teixeira

Associado

Bacharel em Engenharia Florestal, Mestre em Economia e Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília. Possui ampla experiência em consultoria, com destaque para os temas ligados à política e economia florestal/ambiental, desenvolvimento econômico e geoprocessamento. Principais projetos no Instituto Avaliação: Formulação da Política Florestal para o Estado do Amazonas; Iniciativa BIOFIN: Avaliação dos Sistemas de Controle e Fiscalização Ambiental e Tributária Relacionados ao Comércio de Madeira; Plano de Gestão para a Área de Proteção Ambiental 'Paytuna', Pará; Plano de Recuperação de Área Degradada para o Condomínio Fechado Estância Quintas da Alvorada.

Daniela Messias da Silva

Associada

Possui Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Bacharelado em Ciências Ambientais, ambos pela Universidade de Brasília (UnB), com vasta experiência e dedicação à conservação do meio ambiente. Atualmente, atua como Assistente de Projetos no Instituto de Avaliação, Pesquisa, Programas e Projetos Socioambientais (IA), onde contribui significativamente para diversos projetos socioambientais.

Tem como objetivo trabalhar na conservação do meio ambiente, colaborando com pesquisas, empresas, ONGs, povos e comunidades tradicionais, universidades e faculdades, sempre visando o desenvolvimento sustentável e a proteção da biodiversidade brasileira.

Julia Andrade Abdala

Cientista ambiental formada pela Universidade de Brasília, com especialização em Uso e Conservação da Biodiversidade e pós-graduação em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo. Ao longo de sua carreira, tem se destacado além de técnica ambiental, na gestão de projetos socioambientais e na assistência ao desenvolvimento de planos estratégicos e organização de equipes. Possui vasta experiência nos biomas Amazônia e Cerrado, além de ter atuado em projetos do Instituto Avaliação nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Sua trajetória é marcada por afinidade com trabalhos de campo, com foco na gestão de equipes e organização de cronogramas.

Kátia Solange do Nascimento Demeda

Associada

Graduada em Ciências Sociais (2006) e Mestre em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia (2010) pela Universidade Federal do Pará. Doutorado concluído em 2020 no Programa de Pós-Graduação Sociedade, Natureza e Desenvolvimento - PPGSND na área de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Oeste do Pará. Atua nas áreas de conflitos socioambientais, grandes projetos na Amazônia, comunidades tradicionais da Amazônia e Antropologia Visual. No Instituto Avaliação atua como Consultora de Projetos Socioambientais, somando projetos como o monitoramento e avaliação do Plano de Desenvolvimento Sustentável Regional do Xingu - PDRSX, a Elaboração do plano de gestão e consequentes subprodutos da unidade de conservação Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, além da coordenação da equipe que elaborou do plano de gestão e consequentes subprodutos da unidade de conservação APA Paytuna. 

Leonard Jéferson Grala Barbosa

Associado

Pesquisador, trabalha há mais de dez (10) anos na Amazônia brasileira. Realizou escavações e salvamentos arqueológicos. Trabalhou com Populações Tradicionais Ribeirinhas. Planos de Gestão/Manejo de Unidades de Conservação e valoração econômica de impactos socioambientais. Trabalhou avaliando Políticas Públicas de Regularização Fundiária.

Ludmila Correia

Associada

Arquiteta e Urbanista pela FAU/UFRJ (2007); mestre em Paisagem, Ambiente e Sustentabilidade (2010) e doutora em Projeto e Planejamento Urbano e Regional pela FAU/UnB (2023). É professora universitária desde 2012, nas áreas de Projeto de Urbanismo, Projeto Arquitetônico e Conforto Ambiental. É presidenta do coletivo Panã Arquitetura Social, compõe o Setor de Arquitetura e Autoconstrução do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST Sol Nascente/DF), além de membra do Comitê de Gestão Participativa do PDOT/DF e conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) na gestão 2024-2026. É também coordenadora da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental e da Câmara Temática de ATHIS. Atua no Instituto Avaliação como coordenadora da equipe técnica de arquitetura e urbanismo em projeto, estabelecendo diálogo e interlocução técnicos com SEDEC (Secretaria da Defesa Civil Nacional), equipe interna e arquitetura, antropologia e psicologia. Oferece apoio no desenvolvimento de projetos e articulação de novas parcerias.

PEDRO FROTA DANTAS

Associado

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2006). Profissional cujo trabalho final de graduação foi selecionado para o Prêmio Ópera Prima 2006. Com experiência em escritórios de arquitetura e de engenharia (Brasília, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo), possui projetos de casas e edifícios no Distrito Federal, desenvolve funções como acompanhamento de obras, elaboração de projetos, produção de maquetes eletrônicas, detalhamento de projetos, entre outras. Atua no Instituto Avaliação como arquiteto, com o foco em projetos ambientais com destaque na elaboração de Projetos Sustentáveis na ilha de Fernando de Noronha/PE.

Saulo Pastor Santos

Associado

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão e Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela Universidade de Brasília, atua nas áreas de políticas públicas, gestão de projetos, meio ambiente, tecnologia social, desenvolvimento rural, agricultura familiar, assistência técnica e extensão rural, associativismo, pesca artesanal e aquicultura familiar e docência universitária. Possui experiência em elaboração, monitoramento, diagnóstico e gestão de políticas públicas e  projetos socioambientais. No instituto Avaliação atua como assessor técnico e consultor para captação, análise e elaboração de projetos socioambientais e produtivos.