Áreas de Atuação

Políticas Socioambientais

O que são Políticas Socioambientais?

O que são Políticas Socioambientais?

Políticas socioambientais são aquelas que dizem respeito ao meio ambiente e à sociedade, tendo como principal objetivo a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento sustentável, em seu conceito clássico, busca suprir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Possui três pilares básicos: o econômico, social e ambiental.

Seu objetivo é trabalhar um desenvolvimento socialmente justo, ecologicamente equilibrado e economicamente viável.

Fonte: Acervo PDRSX
Qual o contexto das políticas socioambientais no Brasil e no mundo?

Hoje em dia uma das principais referências internacionais em desenvolvimento sustentável é a Agenda 2030, um plano de ação coletivo das Nações Unidas para alcançar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Esses objetivos são abrangentes e integrados, e pretendem ser alcançados através de uma parceria global em prol do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Acervo PDRSX
De que maneira o IA atua nessa área? Primeiro Passo – Conceituação de PPSA

O Instituto Avaliação, enquanto organização de interesse da sociedade civil, tem o papel de apoiar governos na indicação, formulação, monitoramento e avaliação de políticas de caráter ambiental, além de apoiar nos processos de gestão participativa como consultas públicas e audiências, garantindo a transparência e a participação social em temas relevantes à área ambiental, e fomentando o diálogo constante entre os diversos agentes de interesse como sociedade civil, setor privado e governos.

Fonte: Acervo PDRSX

Serviços oferecidos nesta área de atuação

Indicação de políticas socioambientais

Através dos mecanismos de gestão participativa, o Instituto Avaliação apoia governos e demais setores de tomada de decisão na identificação de demandas da sociedade civil relacionado às questões ambientais de considerável relevância para o país, como agricultura de baixa produção de carbono, gestão de Unidades de Conservação, gestão de recursos florestais, gestão de resíduos sólidos em áreas urbanas, dentre outros.

Fonte: Acervo PDRSX
Formulação de políticas socioambientais

Os técnicos e associados do Instituto Avaliação, por se caracterizarem como uma equipe diversa com diferentes especializações e expertises, possuem a atribuição de identificar as demandas da sociedade civil para os temas ambientais de importância. E com isso, propor formulações de políticas públicas socioambientais em parceria com tomadores de decisão, indicando melhores práticas e possíveis aplicações destas políticas nos diferentes setores prioritários ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais.

Fonte: Acervo PDRSX
Avaliação (observatório) e Monitoramento de Políticas Socioambientais

Baseando-se nos critérios de avaliação de políticas comumente trazidos pela literatura especializada, o Instituto Avaliação busca identificar lacunas na aplicação de políticas socioambientais já implementadas, tanto de caráter orçamentário quanto à destinação de público alvo. Os métodos de avaliação seguem os critérios de accountability (avaliação de aplicação orçamentária de políticas), knowledge (avaliação dos conceitos de conhecimento específico aplicado à política), e developmental (identificação de lacunas na aplicação da política e proposição de melhorias).

Fonte: Acervo PDRSX

Destaques de projetos na área

Acervo PDRSX
Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu - PDRSX

Acervo DF Sustentável.
DF Sustentável

  • Brasília, DF

    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte
    CEP: 70.735 - 530
    Telefone: (61) 3034 - 5648
    Email: contato@avaliacao.org.br

  • Altamira, PA

    Av.Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu
    CEP: 68.372 - 005
    Telefone: (93) 3515 - 6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br