Áreas de Atuação

Políticas Socioambientais

O que são Políticas Socioambientais?

O que são Políticas Socioambientais?

Políticas socioambientais são aquelas que dizem respeito ao meio ambiente e à sociedade, tendo como principal objetivo a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento sustentável, em seu conceito clássico, busca suprir as necessidades das gerações atuais, sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Possui três pilares básicos: o econômico, social e ambiental.

Seu objetivo é trabalhar um desenvolvimento socialmente justo, ecologicamente equilibrado e economicamente viável.

Fonte: Acervo
Qual o contexto das políticas socioambientais no Brasil e no mundo?

Hoje em dia uma das principais referências internacionais em desenvolvimento sustentável é a Agenda 2030, um plano de ação coletivo das Nações Unidas para alcançar 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030. Esses objetivos são abrangentes e integrados, e pretendem ser alcançados através de uma parceria global em prol do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Acervo
De que maneira o IA atua nessa área? Primeiro Passo – Conceituação de PPSA

O Instituto Avaliação, enquanto organização de interesse da sociedade civil, tem o papel de apoiar governos na indicação, formulação, monitoramento e avaliação de políticas de caráter ambiental, além de apoiar nos processos de gestão participativa como consultas públicas e audiências, garantindo a transparência e a participação social em temas relevantes à área ambiental, e fomentando o diálogo constante entre os diversos agentes de interesse como sociedade civil, setor privado e governos.

Fonte: Acervo

Serviços oferecidos nesta área de atuação

Indicação de políticas socioambientais

Através dos mecanismos de gestão participativa, o Instituto Avaliação apoia governos e demais setores de tomada de decisão na identificação de demandas da sociedade civil relacionado às questões ambientais de considerável relevância para o país, como agricultura de baixa produção de carbono, gestão de Unidades de Conservação, gestão de recursos florestais, gestão de resíduos sólidos em áreas urbanas, dentre outros.

Fonte: Acervo
Formulação de políticas socioambientais

Os técnicos e associados do Instituto Avaliação, por se caracterizarem como uma equipe diversa com diferentes especializações e expertises, possuem a atribuição de identificar as demandas da sociedade civil para os temas ambientais de importância. E com isso, propor formulações de políticas públicas socioambientais em parceria com tomadores de decisão, indicando melhores práticas e possíveis aplicações destas políticas nos diferentes setores prioritários ao meio ambiente e à conservação dos recursos naturais.

Fonte: Acervo
Avaliação (observatório) e Monitoramento de Políticas Socioambientais

Baseando-se nos critérios de avaliação de políticas comumente trazidos pela literatura especializada, o Instituto Avaliação busca identificar lacunas na aplicação de políticas socioambientais já implementadas, tanto de caráter orçamentário quanto à destinação de público alvo. Os métodos de avaliação seguem os critérios de accountability (avaliação de aplicação orçamentária de políticas), knowledge (avaliação dos conceitos de conhecimento específico aplicado à política), e developmental (identificação de lacunas na aplicação da política e proposição de melhorias).

Fonte: Acervo

Destaques de projetos na área

DF Sustentável

Projeto que busca promover, apoiar, identificar, mapear e dar ampla visibilidade às ações cidadãs socioambientais e projetos sustentáveis no Distrito Federal.