História

Simplicidade, capacidade e ética

O começo...

Em 2004 o Instituto Avaliação inaugurou seus trabalhos promovendo seu I Workshop de Avaliação e Marco Lógico da Organização. Seu objetivo foi nivelar os conhecimentos dos componentes do IA quanto a conceitos voltados para avaliação de projetos e programas sociais, e tratando de atividades e produtos a serem disponibilizados à sociedade brasileira. Logo em seguida realizou o curso “Matrizes de Programação e Planos de Avaliação de Programas e Projetos”.

A partir de então, sua equipe de técnicos especializados passou a desenvolver Manuais de Estrutura Básica de Projetos e elaborar projetos em parceria com outras entidades, como por exemplo o projeto “Invisibilidade Pública” com o grupo de voluntários da revista eletrônica de informação e ativismo “Fator Social”.

Dentre outros produtos apresentados pelos Instituto Avaliação em sua fase inicial estão diversas publicações com temáticas sobre a necessidade de Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público na sociedade brasileira; avaliações no ciclo de gestão pública; notas introdutórias em relação a avaliação de políticas, programas e projetos; dentre outras.

Em 2015 o IA iniciou um projeto em cooperação com a Norte Energia, responsável pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, o Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX). Seu objetivo é a implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável e melhor qualidade de vida para as mais de 400 mil pessoas afetadas pela usina.

O IA e seus associados também têm uma participação importante em Fernando de Noronha, um Patrimônio da Humanidade da UNESCO, e contam com diversos projetos no arquipélago. Alguns desses projetos são a Análise da Revisão do Plano de Manejo da APA de Fernando de Noronha (2016 a 2017) e o Assessoramento Técnico, Institucional e Jurídico para o Conselho Distrital de Fernando de Noronha (2016 até o momento). Além disso, o projeto da Ecopousada Akanã está em andamento, onde se buscam soluções sustentáveis e tecnologias construtivas para conservação do arquipélago.

Um casal andando à cavalo em uma montanha em direção ao mar.

Nos últimos anos o IA também tem atuado diretamente com Planos de Manejo de Unidades de Conservação Estaduais, tendo feito a Elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental Paytuna, no Pará, e do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia. Além dos estudos primários e secundários, o Instituto também promoveu atividades participativas juntos às comunidades locais e demais atores envolvidos.

O IA também tem um histórico de trabalhos realizados em conjunto com a Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do DF - CENTCOOP-DF, em atenção à Gestão de Resíduos Sólidos em condomínios horizontais.

Atuou também em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Distrito Federal, onde compôs o Grupo de Trabalho, que elaborou uma metodologia de estudo e análise para certificar Condomínios Sustentáveis - o que ainda está em desenvolvimento.

Conheça mais sobre todos os nossos projetos