O Projeto consistiu na análise da Capacidade de Suporte do arquipélago como ferramenta para a gestão ambiental, incluindo levantamento dos mecanismos e ações necessários para implementação.
O Estudo de Capacidade de Suporte buscou elaborar uma ferramenta que permitisse a melhor gestão ambiental da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha, trazendo a informação de quantas pessoas podem permanecer no arquipélago a cada dado momento.
Para garantir a efetiva gestão do arquipélago é necessário o estudo de qual a quantidade máxima de pessoas que podem permanecer ali ao mesmo tempo: o Estudo de Capacidade de Suporte. Para desenvolvê-lo foi primeiro feito um Diagnóstico Multitemático sobre o contexto socioambiental e histórico do arquipélago.
Com base nesse diagnóstico, diversos indicadores foram levantados, como: índice de vulnerabilidade ambiental, pegada ecológica, equipamentos urbanos e atendimento de risco e capacidade de manejo e co-gestão. Cada um desses indicadores apresentou um número de pessoas máximo para manter a segurança e sustentabilidade local. Levando em conta todos eles, a Capacidade de Suporte foi estipulada.
Por fim, foram elaborados os mecanismos e ações para aplicação da Capacidade de Suporte na gestão ambiental do arquipélago.
O Estudo foi conduzido com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Projeto BRA 00/09 - Conservação e Manejo dos Ecossistemas Brasileiros e Gestão do Sistema Federal de Unidades de Conservação em parceria com o IBAMA-ICMBio.
O Estudo contribuiu para a segurança socioambiental do arquipélago, um Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO).
Foram beneficiados os quase 100.000 visitantes anuais, além dos mais de 3.000 moradores.
O Estudo também contribuiu para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:
Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;
Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
O relatório final do Estudo de Capacidade de Suporte de Fernando de Noronha pode ser consultado no nosso Repositório. Acesse clicando aqui.
Mapa do Site
Sobre Nós
Áreas de Atuação
Brasília, DF
CLN 303 bloco C sala 216
Bairro: Asa Norte
CEP: 70.735 - 530
Telefone: (61) 3034 - 5648
Email: contato@avaliacao.org.br