Estudo de Capacidade de Suporte de Fernando de Noronha

Resumo

O Projeto consistiu na análise da Capacidade de Suporte do arquipélago como ferramenta para a gestão ambiental, incluindo levantamento dos mecanismos e ações necessários para implementação.

Objetivos Específicos

O Estudo de Capacidade de Suporte buscou elaborar uma ferramenta que permitisse a melhor gestão ambiental da Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha, trazendo a informação de quantas pessoas podem permanecer no arquipélago a cada dado momento.

Justificativa

Fernando de Noronha foi declarado um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO pela suas excepcionais condições ambientais. Dessa maneira, a preservação do arquipélago e a gestão socioambiental é de interesse de toda a humanidade.

Para garantir a efetiva gestão do arquipélago é necessário o estudo de qual a quantidade máxima de pessoas que podem permanecer ali ao mesmo tempo: o Estudo de Capacidade de Suporte. Para desenvolvê-lo foi primeiro feito um Diagnóstico Multitemático sobre o contexto socioambiental e histórico do arquipélago.

Com base nesse diagnóstico, diversos indicadores foram levantados, como: índice de vulnerabilidade ambiental, pegada ecológica, equipamentos urbanos e atendimento de risco e capacidade de manejo e co-gestão. Cada um desses indicadores apresentou um número de pessoas máximo para manter a segurança e sustentabilidade local. Levando em conta todos eles, a Capacidade de Suporte foi estipulada.

Por fim, foram elaborados os mecanismos e ações para aplicação da Capacidade de Suporte na gestão ambiental do arquipélago.

O Estudo foi conduzido com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Projeto BRA 00/09 - Conservação e Manejo dos Ecossistemas Brasileiros e Gestão do Sistema Federal de Unidades de Conservação em parceria com o IBAMA-ICMBio.

Indicadores

O Estudo contribuiu para a segurança socioambiental do arquipélago, um Patrimônio Mundial da Humanidade (UNESCO).

 

Foram beneficiados os quase 100.000 visitantes anuais, além dos mais de 3.000 moradores.

 

O Estudo também contribuiu para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:

Objetivo 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;

Objetivo 14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável;

Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade;

Objetivo 17. Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Resultados

O relatório final do Estudo de Capacidade de Suporte de Fernando de Noronha pode ser consultado no nosso Repositório. Acesse clicando aqui.

  • Brasília, DF

    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte
    CEP: 70.735 - 530
    Telefone: (61) 3034 - 5648
    Email: contato@avaliacao.org.br

  • Altamira, PA

    Av.Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu
    CEP: 68.372 - 005
    Telefone: (93) 3515 - 6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br