Planos de Gestão da REVIS Metrópole da Amazônia e APA PAYTUNA

Resumo

Elaboração do Plano de Gestão para duas Unidades de Conservação: a APA Paytuna, em Monte Alegre, e o REVIS da Metrópole da Amazônia, na Região Metropolitana de Belém.

Objetivos Específicos

O objetivo do Projeto foi a Elaboração do Plano de Manejo para as duas Unidades de Conservação, juntamente com Resumo Executivo e Cartilha Oficial. Para isso, foi feito uma oficina de Planejamento Participativo com a comunidade, levantamento de dados secundários na literatura, Análise Integrada dos dados, estruturação e diagramação dos materiais.

Justificativa

O Instituto Avaliação, em parceria com o IDEFLOR-Bio, elaborou os Planos de Gestão para a a Área de Proteção Ambiental (APA) Paytuna e o Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) Metrópole da Amazônia. Além do Plano, para cada Unidade de Conservação (UC) foi criado um Resumo Executivo e Cartilha. Esses materiais complementares possibilitaram um maior alcance do conteúdo criado, sendo usados inclusive para informar as comunidades locais sobre a UC.
A APA Paytuna foi criada em 2001 e este foi o seu primeiro Plano de Gestão. Já o REVIS Metrópole da Amazônia foi criado em 2010 e está localizado na Região Metropolitana de Belém.
Ambos os Planos de Gestão levantaram questões centrais à Unidade de Conservação, como história, ocupação territorial, importância e zoneamento.

Indicadores

REVIS Metrópole da Amazônia:

  • Possui 6.367,27 hectares
  • Abrange 24 famílias, 16 comunidadades e 4 municípios
  • São encontradas 830 espécies de vertebrados, 340 de plantas e 500 de invertebrados

APA Paytuna:

  • Possui 58.252 hectares
  • Abrange 1600 famílias localizadas em 25 comunidades
  • São encontradas 569 espécies de vertebrados e 44 de insetos
  • Dessas, 27 espécies estão na lista de Animais Ameaçados de Extinção

O Projeto contribuiu para o ODS:

  • Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade