7.1 Produto 1 – Organização de Workshop Internacional Telepresencial de Lançamento da Plataforma Rota-S 7.1.1 Produto 1.1 - Disponibilização de Plataforma de meeting com salas simultâneas para até 1000 convidados e tradução simultânea. 7.1.2 Produto 1.2 - Serviços de tradução simultânea de inglês e espanhol para o português e de português e inglês para o espanhol. 7.1.3 Produto 1.3 - Edição consolidada para veiculação em redes sociais. Workshop de apresentação, validação e aperfeiçoamento da plataforma: aprox. 1000 convidados remotos videoconferência, além de convidados presenciais em Brasília-DF (MDR), incluindo parceiros e beneficiários da Iniciativa Rotas de Integração Nacional. O workshop deverá ocorrer em 2 turnos de 4h, por 2 dias consecutivos. Sob orientação do FIDA para América do Sul, foram indicados Uruguai, Peru e Colômbia para participar deste workshop para aperfeiçoamento e divulgação da Plataforma para apoio à gestão de projetos de desenvolvimento regional voltados para a agricultura familiar. Os países indicados já têm tratativas diplomáticas com o Brasil no contexto do Programa de Desenvolvimento da Faixa de Fronteira, sob a responsabilidade do MDR. Portanto, a plataforma será capaz de fomentar um rico intercâmbio de informações e experiências, em países que buscam o desenvolvimento, tendo como ponto de partida um workshop internacional sobre desenvolvimento regional e inclusão produtiva, quando será apresentada a versão piloto da plataforma. 7.2 Produto 2 – Elaboração de material instrucional para uso da Plataforma Rota-S 7.2.1 Produto 2.1 - Elaboração de manual em 3 idiomas (português-inglês-espanhol) com infográficos para facilitação do aprendizado. 7.2.2 Produto 2.2 - Elaboração de vídeos instrucionais para os módulos e funcionalidades da plataforma com opção de legendas em português-inglês-espanhol. 7.2.3 Produto 2.3 - Organização de 5 (dois) workshops remotos de instrutoria para até 200 pessoas.
1) Promover a Plataforma online de gestão das Rotas: Setores, Polos, Comitês e Projetos, possibilitando intercâmbio de experiências, informação e tecnologia entre os polos; 2) Realizar workshop de validação da Plataforma junto com os polos, parceiros nacionais e internacionais; 3) Desenvolver manual e vídeos explicativos online. 4) Capacitar técnicos do MDR para gestão da plataforma (presencial e módulo online); 5) Capacitar parceiros institucionais e beneficiários da iniciativa Rotas no uso da plataforma (presencial e módulo online); e 6) Promover cooperação Sul-Sul para o desenvolvimento territorial e regional (ODS: Agenda 2030)
Justifica-se a implantação de sistema online de Gestão para as Rotas pelas seguintes questões: ? Necessidade de aperfeiçoamento da gestão das Rotas: gestão de inteligência territorial, informações setoriais, gestão descentralizada dos comitês gestores e dos projetos em execução no território nacional; ? Promoção de transparência e acessibilidade; ? Promoção de redes virtuais de comercialização (e-commerce) entre produtores, provedores de tecnologias e mercados consumidores. ? Promover redes de Cooperação Sul-Sul para atendimento aos ODS: Agenda 2030. A Plataforma Rota-S, hospedada no site http://portalrotas.mdr.gov.br/ foi desenvolvida em parceria com o AKSAAM, programa do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, executado pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS, vinculado à Universidade Federal de Viçosa – UFV. O AKSAAM, do acrônimo em inglês, “Adaptando Conhecimento para a Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados” (, é um projeto que trabalha para a diminuição da pobreza rural com foco no desenvolvimento agrícola sustentável para a promoção da segurança alimentar e nutricional em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Para isso, o projeto atua para melhorar o acesso dos agricultores familiares às tecnologias e conhecimentos, aumentar sua produtividade e melhorar as condições de acesso ao mercado, tendo como locais de atuação a América Latina e o Caribe. O FIDA-AKSAAM verificou sinergia entre seus projetos de fomento à agricultura familiar desenvolvidos no Brasil e a iniciativa Rotas. Por meio de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o AKSAAM viabilizou plataforma de gestão on-line para as Rotas de Integração Nacional, denominado Portal Rota-S, em fase de testes e adaptação no domínio MDR e pelos usuários do sistema, a saber, servidores do MDR, parceiros institucionais e beneficiários da iniciativa Rotas. A contratação em tela prevê a contrapartida do MDR junto ao FIDA, que previu a “Estruturação da Plataforma Rota-S: adequação do sistema ao Domínio MDR, suporte técnico inicial, realização de Workshop Internacional de Lançamento e Eventos de Instrutoria”, conforme objeto do presente edital.
Para a estratégia de desenvolvimento do trabalho, considera-se que os produtos deverão ser entregues dentro do prazo de 6 (seis) meses a partir da assinatura do contrato. As ações serão desenvolvidas de forma conjunta, envolvendo a equipe da CGPI/DDRU/SMDRU/MDR, de forma a garantir a eficácia, durante a vigência do contrato. Os trabalhos serão executados pela consultoria, pessoa jurídica contratada sob a coordenação da Secretaria de Mobilidade Desenvolvimento Regional e Urbano - SMDRU/MDR. Quaisquer visitas, reuniões ou entrevistas junto às unidades organizacionais relacionadas com o processo de trabalho deverão ser previamente agendadas e comunicadas à SMDRU/MDR. A indicação de uma contraparte técnica para o acompanhamento da prestação de serviços será fundamental para apropriação dos conhecimentos gerados por quadros técnicos do CGPI/DDRU/SMDRU/MDR. O Coordenador da equipe técnica do Programa Nacional de Rotas de Integração Nacional será responsável pelo direcionamento de esforços para que, de forma integrada e complementar, os produtos da consultoria pessoa jurídica contratada sejam plenamente alcançados
Mapa do Site
Sobre Nós
Áreas de Atuação
Brasília, DF
CLN 303 bloco C sala 216
Bairro: Asa Norte
CEP: 70.735 - 530
Telefone: (61) 3034 - 5648
Email: contato@avaliacao.org.br