Rede Pouso Alto Agroecologia - ECOFORTE

Resumo

Constituição da rede Pouso Alto Agroecologia para fomentar a produção e consumo de alimentos orgânicos, extrativista e de base agroecológica na Chapada dos Veadeiros.

Objetivos Específicos

- Estruturação (guarnição e aparelhamento) das Unidades de Referência em Sistemas agroecológicos de produção orgânica e comercialização coletiva e solidária.
- Proporcionar a oferta e consumo regionais de alimentos orgânicos e agroextrativistas e ampliar o acesso do público beneficiário do projeto aos mercados institucionais (comercialização).
- Formação e Capacitação em Agroecologia e em Segurança Alimentar e Nutricional.
- Estruturar, consolidar e implementar a Rede Pouso Alto Agroecologia de produção de alimentos orgânicos, extrativistas e de base agroecológica na Chapada dos Veadeiros.

Justificativa

A população urbana local ainda estabelece fortes vínculos com a vida no campo e com o Cerrado, cujos frutos e ervas medicinais são ainda aproveitados na alimentação e na medicina popular, mostrando, entretanto perda de vínculo gradativo com essa cultura. Assim, a implantação de empreendimentos que fortaleçam a agricultura familiar de base agroecológica, por meio da formação dos agricultores para conduzirem suas unidades de produção com sustentabilidade (dimensões econômica, social e ambiental) e da difusão das experiências exitosas por meio da Rede, pode contribuir para reverter essa tendência.
A melhoria da segurança alimentar, assim como a educação junto à população local e turistas para o consumo da produção agroecológica da agricultura familiar, são estratégias que possibilitarão ampliação do mercado e valorização das raízes culturais da região.

Indicadores

- 7 municípios integrantes da APA de Pouso Alto abrangidas, incluindo Flores de Goiás, São João D'aliança, Colinas do Sul, Teresina de Goiás, Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Campos Belos.
- 12 unidades de referência em sistemas de produção orgânica e comercialização coletiva e solidária estruturadas e promovendo atividades de interação coletiva e intercâmbio técnico (mobilizações, reuniões , visitas técnicas e campanha).
- Aquisição de 02 veículos novos e aquisição de máquinas, equipamentos e implementos agrícolas disponíveis para os integrantes da Rede Pouso Alto de Agroecologia.
- Comunidades identificadas com valores da cultura brasileira fortalecidas e capacitadas em agroecologia.
- Agricultores familiares da região fortalecidos.
- 350 famílias participantes beneficiadas pelo projeto.

Metodologia

1- Estruturação e ativação da Rede. Desenvolvimento de identidade visual e suas aplicações; Aquisição de equipamentos e materiais do escritório em Cavalcante; Gestão técnica do projeto; Implementação do sistema de comunicação virtual - “Mapas Agroecológicos”; Organização do novo conselho gestor da rede; Mobilização para início da articulação em uma primeira reunião de organização e gestão da rede.
2 – Formação e apoio a cinco grupos de jovens e quinze grupos de mulheres.
3 – Constituição e Identificação de seis novas Unidades de Referência e acertos com outras quatro já existentes.
4 – Inserção de novos produtores nas compras governamentais. Um esforço em rede dos sindicatos de trabalhadoras e trabalhadores, da Cooperativa Frutos do Paraíso e das associações de produtores para novas inclusões.
5 – Realização de Cursos de qualificação da produção, Seminário de Agroecologia em São João D’Aliança e Feira de Sementes.
6- Produção de material educativo sobre agroecologia, extrativismo e agricultura orgânica (folders, banners, livros, cartilhas) destinados aos diversos públicos relacionados.