Projetos Ecossocias

Resumo

Projeto para estimativa do potencial de pequenos projetos de base comunitária para evitar emissões de gases de efeito estufa através do manejo sustentável da vegetação na Amazônia Legal.

Objetivos Específicos

Proporcionar o manejo sustentável da vegetação na Amazônia Legal por organizações de base comunitárias proporcionando maior número de emissões evitadas e sequestro de carbono.

Justificativa

O projeto busca estimar o potencial de pequenos projetos de base comunitária em termos dos estoques protegidos em regiões de intensa pressão para conversão da vegetação nativa para uso agropecuário (emissões evitadas) e sequestros de carbono resultantes de práticas sustentáveis de manejo da vegetação, como extrativismo, agroecologia e restauração ecológica de áreas degradadas.
O Projeto executado pelo Instituto Avaliação fez parte de uma rede de 30 projetos com Coordenação Técnica pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e executadas por organizações beneficiárias do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS).
As estimativas foram feitas com base em informações socioambientais locais, como número de famílias envolvidas, histórico da taxa de desmatamento e do uso do solo, e dados bibliográficos sobre estoques de carbono e taxas de incremento da biomassa nos ecossistemas contemplados.

Indicadores

Parte de conjunto de 30 Projetos
Inclusão das comunidades no manejo sustentável

Apoia os ODS:
Objetivo 12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis;
Objetivo 13. Tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos;
Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.

Resultados

O resultado aponta projetos com desempenho a emissão evitada e sequestro de carbono, analisando também o contexto regional em que eles estão inseridos.

  • Brasília, DF

    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte
    CEP: 70.735 - 530
    Telefone: (61) 3034 - 5648
    Email: contato@avaliacao.org.br

  • Altamira, PA

    Av.Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu
    CEP: 68.372 - 005
    Telefone: (93) 3515 - 6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br