Projeto Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil - BRA 012/17 – CASA SOCIAL - MDR/SEDEC/PNUD (2020)

Por:
Publicado em: 20/08/2024

Este projeto tem como objetivo desenvolver um protótipo para moradias provisórias destinadas a situações de desastres no Brasil. A iniciativa avalia os custos financeiros, a viabilidade construtiva, econômica e de mercado das moradias, além de realizar análises abrangentes sobre aspectos fundiários, urbanísticos, de transporte, ambientais, de mercado e sanitários que possam impactar a efetividade dessas moradias provisórias.

A produção de manuais construtivos com especificações técnicas e modelagens inovadoras de construção é um dos principais objetivos do projeto, visando atender a população afetada por desastres. Os beneficiários diretos incluem povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares e outras populações vulneráveis. O alcance pretendido é nacional, respeitando as especificidades locais, culturais e climáticas de cada bioma, bem como as necessidades e potencialidades de cada região.

Discussões participativas com potenciais intervenientes estão sendo promovidas sobre o desenvolvimento do protótipo. São produzidos manuais construtivos, especificações técnicas e modelagens para a implantação do protótipo, além de propostas de aprimoramentos normativos para o melhor uso e aplicação. Análises globais por região consideram aspectos fundiários, urbanísticos, de transporte, ambientais, de mercado e sanitários, para garantir a efetividade das moradias provisórias.

Os resultados alcançados até o momento incluem o desenvolvimento de uma metodologia de pesquisa aplicada, o protótipo e o modelo de implantação de moradias provisórias para situações pós-desastre, baseados em um modelo conceitual desenvolvido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Este projeto contribui significativamente para o fortalecimento da cultura de gestão de riscos e desastres no Brasil, oferecendo soluções práticas e inovadoras para proteger e apoiar famílias e comunidades em todo o país.