IA parceiro e colaborador da 12ª Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros

IA Participa da 12ª Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros. O evento é fruto do Projeto-REDES ECOFORTE com a FBB, BNDES e MAPA

Por: Ana Cláudia Castro
Publicado em: 23/09/2022

 

O Instituto Avaliação (IA) participou como parceiro e colaborador da 12ª Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros. O evento, realizado na Chapada dos Veadeiros (GO), entre os dias 21 e 23/09, aconteceu junto à Feira da Agricultura Familiar e contou com cerca de 40 expositores. A iniciativa reuniu, para troca, doação e comercialização de sementes nativas do Cerrado: agricultores, viveristas, guardiões, guardiãs e coletores de sementes, agricultores urbanos e, especialmente, comunidades quilombolas e tradicionais da região.

    

Segundo, SATyavan (SAT), colaborador do IA e organizador das 12 edições da Feira, o objetivo é manter viva a cultura das sementes nativas do cerrado, seja a crioula ou silvestre, que vêm sendo extintas com o crescimento do êxodo rural e o afastamento das pessoas da região do campo.  Para Sat, "é o momento de trazermos de volta e preservar essa prática da troca  e manutenção de sementes nativas, como também,  fomentar a agroecologia como ciência e movimento cultural" reforçou o colaborador do IA.

Além da Feira, o IA também colabora com a Associação de Agricultura Ecológica (AGE) no projeto Certificação Orgânica Participativa. Representantes desta Associação também participaram da 12ª Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros.

A Feira faz parte do 2ª Circuito Regional de Feiras que levará a iniciativa, até o próximo mês, para as cidades de Campos Belos, Alto Paraíso, Colinas do Sul, Cavalcante e Teresina. O evento é um dos frutos da parceria do IA com a Fundação Banco do Brasil (FBB) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Projeto  - REDES ECOFORTE, que tem como objetivo fortalecer e aumentar a capilaridade em  “REDE” na região da Chapada dos Veadeiros  e entorno do Nordeste. O ECOFORTE é um programa vinculado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

A 12ª Feira está entres as feiras que compõem o calendário da Rede Pouso Alto Agroecologia para Chapada dos Veadeiros, que conta com cerca de 70 organizações e compõe o projeto “Pouso Alto Agroecologia”.

Clique e confira a galeria de fotos: