Por:
Publicado em:
27/08/2024
A iniciativa "As Cores Originais" visa identificar as cores históricas utilizadas nas fachadas dos edifícios de Ouro Preto, com o intuito de criar uma paleta cromática e estabelecer critérios para sua utilização nas fachadas das edificações do município. Este estudo é essencial para orientar a preservação e a restauração das construções, garantindo que intervenções futuras respeitem as características históricas e culturais da região.
Realizado em articulação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Ouro Preto, o projeto tem como objetivo identificar as cores originais da arquitetura da cidade. O estudo se tornará referência para a fundamentação do artigo 28 da Portaria nº 312, que estabelece critérios para a preservação do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto e regulamenta as intervenções nessa área protegida em nível federal.
O público-alvo do projeto inclui técnicos do IPHAN, da Prefeitura Municipal de Ouro Preto (PMOP), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), do Ministério Público Estadual (MPMG) e da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), além de construtores e profissionais autônomos na área da conservação e restauro. Indiretamente, a população de Ouro Preto também será beneficiada, tendo acesso a informações detalhadas sobre as cores originais da arquitetura tradicional da cidade e orientações sobre como realizar a pintura de suas edificações, valorizando a história e as memórias dos antigos construtores.
Em Ouro Preto, cidade com mais de 300 anos de história, a identificação das cores originais das fachadas é uma necessidade urgente. A portaria nº 312, de 20 de outubro de 2010, estabelece que as edificações coloniais devem ter alvenarias externas pintadas em cor branca e esquadrias em cores fortes usuais, vetando acabamentos brilhantes. No entanto, a paleta de cores referida na portaria ainda não foi definida, o que impede o IPHAN de fornecer orientações precisas à população. A solução proposta é realizar um estudo abrangente para identificar as cores, origem e composição dos pigmentos e técnicas de pintura historicamente utilizadas na cidade.
O objetivo final do projeto é fornecer ao IPHAN as informações necessárias para a definição de uma paleta de cores oficial, que será disponibilizada como documento normativo à população. Além disso, como produto deste estudo, será gerado um documento técnico e uma publicação em formato de livro sobre as cores originais da arquitetura de Ouro Preto, contribuindo significativamente para a preservação do patrimônio cultural da cidade.
Mapa do Site
Sobre Nós
Áreas de Atuação
Brasília, DF
CLN 303 bloco C sala 216
Bairro: Asa Norte
CEP: 70.735 - 530
Telefone: (61) 3034 - 5648
Email: contato@avaliacao.org.br