Relatórios de Impacto Ambiental (2024)

Por:
Publicado em: 27/08/2024

O projeto tem em foco a prestação de assessoria técnica para a elaboração de Relatórios de Impacto Ambiental Complementares (RIACs) para o licenciamento ambiental dos empreendimentos referentes a novos parcelamento de solo para fins de habitação nas regiões Jardins Tororó e Reserva do Mirante, localizados em Brasília - DF. Os RIACs têm como objetivo complementar as informações do estudo de impacto inicial, fornecendo dados adicionais ou abordando especificidades não contempladas anteriormente, seguindo rigorosamente a legislação pertinente para a regularização.

As informações levantadas para os RIACs abrangem os componentes físico, biótico e abiótico (aspectos socioeconômicos) da área de impacto direto (área afetada).

O relatório deve apresentar informações detalhadas sobre:

  • Componentes Físicos: Características geológicas, hidrológicas e topográficas da área.

  • Componentes Bióticos: Fauna e flora presentes na região, com ênfase na preservação das espécies locais.

  • Componentes Abióticos: Impacto nas comunidades locais, infraestrutura e serviços públicos.

Além disso, o estudo inclui uma seção dedicada ao acompanhamento do empreendimento, crucial para o planejamento e a planificação de formas eficazes de monitoramento e controle, assegurando que os impactos ambientais sejam continuamente avaliados e mitigados. O acompanhamento técnico do impacto é uma frente vital para implementar as linhas de ação estabelecidas para o licenciamento ambiental, garantindo que as medidas de controle sejam efetivas e que o desenvolvimento ocorra de maneira sustentável.

Nossa abordagem integrada e detalhada assegura que os relatórios de impacto ambiental complementares sejam ferramentas valiosas para o estabelecimento das linhas de ação e tomadas de decisão, promovendo um desenvolvimento habitacional responsável e ambientalmente consciente em Brasília - DF.