CISBANGO adere à Rede Pouso Alto Agroecologia

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano – CISBAN-GO fez sua adesão a Rede Pouso Alto Agroecologia

Por: Marcos Rogério Cruz
Publicado em: 18/12/2020

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico e Ambiental do Nordeste Goiano – CISBAN-GO fez sua adesão à Rede Pouso Alto Agroecologia. Essa importante instituição tem destaque nos arranjos institucionais porque congrega quase que a totalidade dos 22 municípios da região do Nordeste Goaino, que engloba as cidades: Campos Belos, Monte Alegre de Goiás, Divinópolis de Goiás, São Domingos, Guarani de Goiás, Iaciara, Posse, Mambaí, Damianópolis, Buritinópolis, Sítio D’Abadia, Alvorada do Norte, Simolândia, Flores de Goiás, Vila Boa, São João D’Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul e Nova Roma. Através dessa articulação estratégica intermunicipal, destaca-se a relevância para elaboração de projetos nas áreas de saneamento ambiental (resíduos sólidos e sanitário), como no caso de projetos técnicos para implementação de aterros sanitários regionais para a substituição dos lixões e para coleta e tratamento de esgotos. O consórcio também propõe ações na área da agricultura através da proposta de estudos para implantação do SIM (Sistema de Inspeção Municipal) nos moldes do Serviço de Inspeção Estadual/SIE, para inspeção e controle da qualidade de alimentos de origem vegetal e animal produzidos nos municípios de sua atuação.

O CISBAN-GO tem hoje como superintendente Orestes Soares de Oliveira e a presidência do consórcio está com a prefeita de Buritinópolis, Ana Paula Soares. O órgão tem caráter público, com uma administração rodiziada através de prefeitos da região e sua sede fica no município de Alvorada do Norte.

 

MAPA do NORDESTE GOIANO