Época de Plantio: Distribuição de Sementes Crioulas

O projeto Pouso Alto Agroecologia comprou cerca de 800 kg de sementes sementes originais junto ao Movimento Camponês Popular – MCP de Catalão/GO.

Por: Marcos Rogério Cruz
Publicado em: 16/12/2020

 O projeto Pouso Alto Agroecologia, REDE.17.217/ECOFORTE/FBB/BNDES/IA, comprou cerca de 800 kg de sementes crioulas, ou seja, sementes originais, junto ao Movimento Camponês Popular – MCP de Catalão/GO. Através desta parceria com o MCP pela coordenadora do movimento, Sandra Alves, que participou do painel “Roda de Saberes sobre Sementes Crioulas, Patrimônio, Sustentabilidade e Soberania” na X Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros, organizada pela Rede Pouso Alto Agroecologia, temos o intuito de fortalecer a produção e conservação de recursos genéticos e a segurança alimentar na região.

A compra e distribuição de sementes crioulas faz parte da proposta da Pouso Alto Agroecologia de estabelecer um programa de Produção e Conservação de Recursos Genéticos em parceria com a EMBRAPA-CENARGEN (Centro Nacional de Recursos Genéticos) através do projeto chamado INOVAGROCHAPADA com atuação em sinergia com a “REDE” em várias ações e locais no território de abrangência do projeto, atualmente se estendendo por boa parte do Nordeste Goiano.

A equipe do projeto está distribuindo sementes de dois tipos de milho: Sol do Amanhã e Eldorado e de três tipos de feijão: roxinho, rosinha e iapar. Os destinatários dessas sementes são pequenos produtores rurais da agricultura familiar, assentados, fazendas escolas do Instituto Federal Goiano (IFGoiano) de Campos Belos e região, Escola Agrícola de Arrais (TO) que faz divisa com Goiás depois do município  de Campos Belos e organizações da REDE como:  Instituto Biorregional do Cerrado (IBC), Sindicato Rural de Alto Paraíso, APHICALPA (Associação dos Produtores Rurais de Alto Paraíso), Assentamentos Silvio Rodrigues  e ESUSA em  Alto Paraíso de Goiás, Rio Bonito em Cavalcante, Mingau em São João da Aliança, Brejão em Campos Belos e Terra Mãe e Boa Esperança em Colinas do Sul. Algumas comunidades rurais da região também receberam sementes crioulas: Povoados de São José e São Domingos em Cavalcante,  Povoados do Moinho, Sertão e Parida em Alto Paraíso. E ainda contabilizamos distribuição de sementes para os Grupos de Mulheres de Flores de Goiás, Teresina de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul, sendo muitos desses grupos de comunidades tradicionais quilombolas Kalungas.