Visita ao Grupo de Mulheres do Povoado de São José

Por: Marcos Rogério Cruz
Publicado em: 26/10/2020

No domingo dia 09 de agosto de 2020, os técnicos Marcos Cruz e Carlos Salgado, do projeto Rede Pouso Alto Agroecologia, estiveram no povoado de São José que tem quase 150 de existência a 86 km do centro de Cavalcante. Junto com os técnicos esteve presente Maria Lúcia Martins Godinho (Malu), natural da comunidade, gestora da Epotecampo (Associação de Educação do Campo no Território Kalunga) e agora integrante do projeto REDE/ECOFORTE/IA/FBB/BNDES. Malu já foi professora na escola local e desenvolveu várias ações na comunidade, tem reconhecimento local e possui familiares em São José.

Malu está contribuindo na formalização do Grupo de Mulheres local, além dos Grupos de Mulheres de Cavalcante e Teresina de Goiás. Na comunidade de São José está ajudando as mulheres no desenvolvimento de um projeto para captação de recursos com o apoio da Rede Pouso Alto Agroecologia. O objetivo é que uma mulher de cada família de feirantes componha o grupo, inclusive através de um grupo de WhatsApp, criado e mobilizado por Malu. Destaque para as presenças da Maria Madalena e da Joana, anfitriãs e apoiadoras da Malu para formalizar o grupo e ajudar na coleta dos questionários do Marco Zero.

 A comunidade de São José participa da feira de produtores rurais há cerca de 20 anos em Cavalcante, mas atualmente está paralisada devida a pandemia. Na oportunidade foram distribuídas 20 caixas de acondicionamento de alimentos para 20 famílias de feirantes.

 A comunidade tem relevância de produção agrícola dos seguintes alimentos: bananas (angola, ourinho e roxa), cana de açúcar, laranjas (china e iloá), açafrão, gengibre, inhames mandioca, caramoela, boletinha, mandioca e pequenas hortas. Ocasionalmente ocorre a produção de doces de buriti, cajuzinho, óleos de pequi e buriti, bolo de arroz na palha de banana, sabão de pequi e tingui. São José também já teve produção relevante de arroz.

Na comunidade, muitos moradores têm pequenos sítios e até fazendas no entorno do povoado, que possui energia elétrica há menos de um ano.

Na região se destacam festas religiosas tradicionais como a novena e romaria de São José e rezas e folia de São Sebastião.