X FEIRA DE SEMENTES E MUDAS DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Por: Marcos Rogério Cruz
Publicado em: 26/10/2020

A edição da X Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros realizada entre os dias 20 a 27 de setembro de 2020 aconteceu de forma virtual, devido à pandemia da COVID-19, mas foi um sucesso! Com diversas lives dos mais variados temas e encontros, os eventos com os participantes ocorreram pela plataforma Zoom com transmissão simultânea pelos canais YouTube da Rede Pouso Alto Agroecologia e da Dona Kaetana, e pelo Facebook da Rede, e tiveram uma grande interação com o público pelos chats dos canais.

Na abertura do evento no dia 20 de setembro, a live foi com os Guardiões de Sementes,  Sinomar Machado de Carvalho da Cooperfrutos Paraíso -  guardião do trigo veadeiros e Fernando Trindade do Educandário Humberto de Campos - guardião de sementes de cafés raras, que tiveram uma fase áurea na região quando o município de Alto Paraíso se chamava Veadeiros. A semente do café, do trigo e o cristal (misticismo) constam na bandeira do município pela relevância onde tem o lema “A União é a Força” que bem se identifica com a Rede Pouso Alto Agroecologia.

No dia 21 o tema foi  “Restauração do Cerrado  através do plantio direto com sementes nativas” com a associação Cerrado de Pé e o analista ambiental do ICMBio Alexandre Sampaio.

No dia 22 foi a vez do tema  “Roda de Saberes sobre PANCs (Plantas Alimentícias não Convencionais)” com a exposição do técnico da Embrapa Hortaliças – CNPH, Nuno Madeira e de Daniel Cintra do Instituto Biorregional do Cerrado (IBC) que é uma Unidade de Referência da Pouso Alto Agroecologia em PANCs.

No dia 23 ocorreu a oficina de tingimentos naturais e estamparias botânicas nos quintais da Chapada com Ângela de Assis, quilombola da região e no mesmo dia ocorreu outra live sobre “Políticas em Agroecologia e Sementes”, com Rogério Dias do Instituto Brasil Orgânico e Flaviane Canavesi do núcleo de educação ambiental da Universidade de Brasília.

No dia 24 o tema foi “Conservação de Recursos Genéticos”, com Leonel Neto (Banco de Sementes da Embrapa) e Terezinha Dias do projeto INOVAGROCHAPADA que tratou da interação entre os tipos de conservação.

Dia 25, “Roda de Saberes sobre Sementes Crioulas, Patrimônio, Sustentabilidade e Soberania”, com Maria Eugênia Pacheco da FASE e Sandra Alves do Movimento Camponês Popular – MCP.

No dia 26, aconteceu a reunião dos Guardiões de Sementes e finalizando a X Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros.

No dia 27,  aconteceu o Encontro Anual da Rede Pouso Alto Agroecologia com a participação de representantes de quase 70 organizações que compõe a REDE.