Reunião Anual da Rede Pouso Alto Agroecologia

No dia 13 de outubro de 2019 aconteceu a Reunião Anual da Rede Pouso Alto Agroecologia dentro da programação da 9a. Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros.

Por: Marcos Rogério Cruz
Publicado em: 09/12/2019

No dia 13 de outubro de 2019 aconteceu a Reunião Anual da Rede Pouso Alto Agroecologia dentro da programação da 9a. Feira de Sementes e Mudas da Chapada dos Veadeiros. No encontro estiveram presentes mais de 30 instituições entre organizações que já fazem parte da REDE e outras que fizeram suas adesões durante o evento, assim como ocorreram adesões individuais de lideranças e pessoas que desenvolvem práticas agroecológicas. Vale ressaltar que esse momento foi muito importante para o fortalecimento e capilarização da Pouso Alto Agroecologia dentro da região da Chapada dos Veadeiros e do território do Nordeste Goiano.

A REDE apresentou os objetivos principais do projeto REDE/ECOFORTE-2017/FBB/IA através de suas metas e estratégias. Representantes do Instituto Avaliação (IA) instituição executora estiveram presentes, e na ocasião a Sra. Sara Poletto, Coordenadora de Gestão Estratégica e Equipes do Instituto, fez uma breve explanação do papel institucional do IA dentro do projeto.

Uma das metas mais importante do projeto da REDE e um produto muito esperado é o chamado MAPAS AGROECOLÓGICOS, uma plataforma multifuncional de informações e mapeamento de organizações do território, Unidades de Referência (URs), dos Grupos de Mulheres e Jovens assim como portal de uma loja para comercialização descentralizada e colaborativa. A proposta da plataforma foi apresentada no encontro pelo Sr. Dax Reis do Sítio Florestinha uma das organizações recém inserida à REDE.

Entre as instituições que participaram ressaltamos o Centro Nacional de Recursos Genéticos e Biotecnologia – CENARGEN da EMBRAPA reconhecido pelo ECOFORTE como Unidade de Referência e agora integrante da REDE, assim como a EMBRAPA/Hortaliças (CNPH) que já integrava a Pouso Alto Agroecologia. Na reunião a pesquisadora Terezinha Dias relatou o projeto INOVAGROCHAPADA que a EMBRAPA está desenvolvendo na região e que pretende trabalhar em consonância e sinergia com o projeto da REDE que está em execução no mesmo território.

O Encontro reuniu associações de assentamentos de Colinas do Sul, São João da Aliança, Cavalcante, Alto Paraíso e Flores de Goiás, a Cooperfrutos Paraíso, professores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Instituto Federal Goiano de Campos Belos, estudantes da UEG, IF Goiano e IFB, secretários de agricultura de Flores de Goiás e Alto Paraíso, representantes da Central do Cerrado, Institutos Amada Terra, Aldeias e do Institutio Biorregional do Cerrado de Alto Paraíso, associação de guias Servitur, as Ongs Rizomar e Cerrado de Pé, unidades de produção agroecológicas Terra Booma, Terra Mainá e Sítio Florestinha, Associação Empresa Terra Azul, representantes das comunidades quilombolas “Kalungas” do Vão de Almas e do Moleque entre tantos outros.

Ao final da reunião todas as organização tiveram oportunidade de fazer um breve relato da sua aptidão, localização e contribuição para e com a REDE Pouso Alto Agroecologia e, algumas dúvidas e encaminhamentos foram esclarecidos e direcionados, com destaque para a elaboração de um material informativo sobre procedimentos que os agricultores precisam executar para comercializar seus produtos via os programas institucionais de mercado PNAE e PAA. Nessa temática a secretária de agricultura da prefeitura de Flores de Goiás, Tatiana Agostinho e a Profa Francielle Rego do Instituto Federal Goiano sugeriram a elaboração de uma cartilha sobre o PNAE/PAA para orientar as prefeituras e os produtores(as) rurais com informações e os benefícios dessas políticas públicas tão pouco utilizadas no seu potencial e dimensão.