Projeto REDE Pouso Alto Agroecologia / ECOFORTE

O projeto REDE Pouso Alto Agroecologia faz parte do ECOFORTE – Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica.

Por: Marcos Rogério Cruz
Publicado em: 09/12/2019

O projeto REDE Pouso Alto Agroecologia faz parte do ECOFORTE – Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica. O Instituto de Avaliação, Pesquisa, Programas e Projetos Socioambientais (IA) é o executor do projeto estabelecendo uma consistente parceria institucional com a Fundação Banco do Brasil - FBB com recursos advindos do BNDES.

O projeto REDE/ECOFORTE visa consolidar e dinamizar a Rede Pouso Alto Agroecologia ampliando sua capilaridade no território da Chapada dos Veadeiros/GO e entorno, desta forma viabilizando processos de formação agroecológica, produção orgânica e, principalmente, o extrativismo. Para isso o projeto irá operacionalizar estratégias de participação e mobilização presenciais e virtuais.

O projeto terá execução de 18 meses onde ressaltamos:

  • Apoio à agricultura familiar e suas formas de organização para a constituição de 15 Grupos de Mulheres, 5 grupos de Jovens e 12 Unidades de Referências (URs) que terão orientação tecnológica para produção de base agroecológica.
  • Desenvolvimento da plataforma “Mapas Agroecológicos”, ferramenta colaborativa para monitoramento e mapeamento territorial agroecológico e extrativista
  • Manutenção e reforço da parceria existente entre a Rede Agroecológica Planalto Central, que já é parte integrante do ECOFORTE, bem como a Rede Pouso Alto Agroecologia, em uma relação de transferência de tecnologias e abertura de mercado orgânico em Brasília/DF.

O projeto REDE/ECOFORTE começou sua execução no final de julho de 2019 com várias atividades, ações de campo, articulações e mobilizações onde destacamos: a instituição da 1a Unidade de Referência (UR) em Microbiologia e Fertilidade do Solo, gestão que será compartilhada pelo Sítio Florestinha, Fazenda Terra Booma e Instituto Biorregional do Cerrado (IBC) em Alto Paraíso de Goiás. As tratativas para a constituição da Unidade de Referência em Educação Agroecológica em Campos Belos, parceria com a UEG (Universidade Estadual de Goiás) e IF Goiano (Instituto Federal Goiano); UR PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) no IBC, e a prospecção do Grupo de Mulheres e futura UR no Assentamento Rio Bonito em Cavalcante.

  • Brasília, DF

    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte
    CEP: 70.735 - 530
    Telefone: (61) 3034 - 5648
    Email: contato@avaliacao.org.br

  • Altamira, PA

    Av.Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu
    CEP: 68.372 - 005
    Telefone: (93) 3515 - 6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br