Pouso Alto estabelece parceria com a Prefeitura de São João da Aliança

No dia 25 de outubro de 2019 a equipe executiva da Rede Pouso Alto Agroecologia esteve reunida com a prefeita de São João da Aliança

Por: Marcos Rogério Cruz
Publicado em: 09/12/2019

No dia 25 de outubro de 2019 a equipe executiva da Rede Pouso Alto Agroecologia esteve reunida com a prefeita de São João da Aliança, a Sra. Débora Domingues Carvalhêdo Barros, para tratar do planejamento do seminário “Agroecologia: Pensando o Futuro” com previsão de realização para os dias 28 e 29 de novembro na Câmara Municipal de São João da Aliança.


O encontro foi possibilitado através da intermediação do vereador Joelmar Ferreira da Mota (conhecido como Mário do Balanço) que é um assentado produtor familiar em transição agroecológica, fundador e expositor da Feira Popular da Agricultura Familiar, que acontece aos domingos há cinco anos em Alto Paraíso. Conforme ele, o seminário será importante para trazer conscientização e mobilização de diversos agricultores (as) dos Assentamentos da Reforma Agrária, de comunidades rurais e quilombola do Forte.

Na reunião com a prefeita foi relatado sobre o projeto da Rede Pouso Alto/Ecoforte-2017/FBB/IA e sobre a Plataforma Mapas Agroecológicos. O coordenador de campo do projeto César Barbosa (Sat) contou um pouco da história da Rede Pouso Alto Agroecologia e apresentou a equipe destacando a relação com as políticas públicas de mercado institucional PNAE/PAA e nossa metodologia para fortalecimento de Grupos de Mulheres, por isso foi lembrado das “Mulheres das Águas” grupo que a UnB trabalhou há algum tempo em São João da Aliança e deve ser reativado pelo projeto.

O responsável técnico do projeto, o agrônomo Carlos Salgado, ressaltou vários temas em relação a mercado e comercialização como produção e certificação, assim como o processo de educação e formação agroecológica que serão tratados no seminário. “O seminário não é para contrapor ninguém, queremos todo mundo junto, mas o vetor soja não tem resiliência e a fruticultura tropical associada ao potencial extrativista será o melhor vetor de desenvolvimento econômico regional no futuro” esclarece.
A prefeita Débora Domingues falou que existe um projeto de irrigação para frutas na região do Vão do Paranã onde as características de clima são ideais para a produção. Ressalta que o seminário e o projeto da REDE são ações importantes para ajudar a construir um novo cenário que possibilite geração de renda, oportunidades e esperança. “Existe dificuldade de entendimento dos agricultores do agronegócio e da sociedade por falta de conhecimento. Será que o consumidor quer comprar orgânico ou não, já que
faz bem para a saúde. Aqui estamos trabalhando a consciência em relação ao lixo com as escolas (crianças) porque com os adultos é mais difícil e isso se aplica aos alimentos orgânicos”, finaliza.

A equipe da REDE também teve um contato rápido com os secretários de agricultura Gustavo Fernandes e o de turismo Geraldo Hermes Bertelli compartilhando a proposta do seminário e o pedido de apoio em relação a mobilização e articulação.