Instituto Avaliação firma compromisso com a Associação Quilombo Kalunga

O compromisso foi firmado para a realização do projeto “Rede Pouso Alto Agroecologia” do programa ECOFORTE-REDES financiado pela Fundação Banco do Brasil/BNDES.

Por: Marcos Rogério Cruz
Publicado em: 09/12/2019

O compromisso foi firmado para a realização do projeto “Rede Pouso Alto Agroecologia” do programa ECOFORTE-REDES financiado pela Fundação Banco do Brasil/BNDES, sendo realizada reunião para apresentação do projeto à Associação Quilombo Kalunga (AQK) em Cavalcante/GO. Estiveram presentes o Sr. Guilherme Cardoso Abdala, presidente do Instituto Avaliação, o coordenador do projeto Sr. Jorge Artur Fontes Chagas de Oliveira, o presidente da Associação Quilombo Kalunga Sr. Vilmar Souza Costa, assessores da AQK Engenheiros Agrônomos Durval Mota e Francisco das Chagas Nascimento, a Sra. Maria Lúcia Martins Godinho (Malu) presidente da Associação de Educação do Campo do Território Kalunga e Comunidades Rurais (EPOTECAMPO), a equipe executiva do Instituto Avaliação, o Sr. Lourenço Andrade representante do Instituto Aldeias, dentre outros.

Neste momento a Associação Quilombo Kalunga está concentrada na elaboração do diagnóstico ocioambiental georreferenciado do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, que dará base ao projeto de regularização fundiária, também em andamento.

A equipe da Rede Pouso Alto Agroecologia relatou que o projeto trabalha a continuidade de processos extrativistas relacionados à agricultura familiar de produção orgânica, tendo como diretriz o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO). A matriz de trabalho no Território Kalunga abrange as comunidades: Vão de Moleque (Grupo de Mulheres e Unidade de Referência); Vão de Almas (Grupo de Mulheres e Unidade de Referência em extração de óleos do Cerrado), Ema, Diadema e Contenda (Grupos de Mulheres extrativistas e Unidade de Referência em processamento de frutas do Cerrado).

Dentre as ações firmadas se destacam: Orientações e qualificação de técnicos agrícolas nas práticas de base agroecológicas e assistência técnica para configuração de comercialização direta do Empório Kalunga abordando uma Feira mensal com a participação dos Grupos de Mulheres.

  • Brasília, DF

    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte
    CEP: 70.735 - 530
    Telefone: (61) 3034 - 5648
    Email: contato@avaliacao.org.br

  • Altamira, PA

    Av.Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu
    CEP: 68.372 - 005
    Telefone: (93) 3515 - 6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br