Lançamento da campanha Banco de Sementes da Amazônia: Investindo no Banco da Vida

Será lançada a campanha de arrecadação financeira para o projeto de construção do Banco de Sementes da Amazônia, no dia 27 de novembro (quarta-feira) às 20h, no stand do Instituto Piatam

Por: Alexandre Brasil
Publicado em: 27/11/2019

S campanha de arrecadação financeira para o projeto de construção do Banco de Sementes da Amazônia será lançada no dia 27 de novembro (quarta-feira) às 20h, no stand do Instituto Piatam, durante a Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), que acontece de 27 a 29 de novembro, no pavilhão do studio 5.

O Banco de Sementes da Amazônia é uma instituição que fortalecerá as bases para a produção, o fornecimento e o mercado de sementes florestais de qualidade para atender as demandas de plantio florestal e de desenvolvimento econômico ordenado para a Região Amazônica. O investimento neste banco é um elemento vital para a sociedade, pois se trata de um dos elos dessa cadeia produtiva, que não foi trabalhado no Brasil. Com este elemento serão reduzidos os custos de transação e o esforço na busca de informações, sobre como e aonde comprar e fazer investimentos na área de plantios e restauração florestal. Assim, a sociedade além de ter custos menores, também terá maiores rendimentos nos investimentos realizados. 

Informações sobre a campanha e o banco disponíveis no sítio: www.sementesamazonia.org.br.

INSTITUCIONAL E GESTÃO DO BANCO

O projeto será fruto do Acordo de Cooperação celebrado entre a

  • Universidade Federal do Amazonas – UFAM, implementado por via do Centro de Sementes Nativas do Amazonas - CSNAM, unidade de pesquisa, formação técnica, extensão e laboratório do Departamento de Engenharia Florestal criada 2010. Coordenação do Professor Manuel de Jesus Vieira Lima Junior, e o 
  • Instituto de Avaliação Pesquisa Programas e Projetos Socioambientais - IA - Organização da Sociedade Civil de Interesse público – OSCIP registrada junto ao Ministério da Justiça, com vasta experiência em gestão administrativa, técnica, financeira e transparência pública de projetos. Coordenação do Pesquisador Alexandre Anders Brasil.

O projeto tem como instituição parceira o

  • Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA - instituição de excelência responsável por pesquisas, levantamentos e inventários de fauna e de flora, e cujo atual desafio consiste em expandir de forma sustentável o uso dos recursos naturais da Amazônia. O INPA é uma instituição parceira sob a coordenação da Pesquisadora Isolde D. Kossmann Ferraz.

A IMPLEMENTAÇÃO DO BANCO 

A implementação do banco é prevista e quatro (04) fases: 

Fase 1 - Estruturação das bases, das estratégias e da divulgação.

Fase 2 - Estabelecimento de redes de sementes na Amazônia.

Fase 3 - Implementação de estratégias de mercados.

Fase 4 - Ampliação e capilarização da iniciativa.

Sendo a Fase 1 prevista em quatro (04) etapas:

Etapa 1 -     Campanha de comunicação e divulgação da iniciativa. 

Etapa 2 -     Reforma do prédio e compra equipamentos para o funcionamento do Banco no CSNAM.

Etapa 3 -     Definição dos protocolos de definição e funcionamento (e replicação) de:

    . Áreas de Coleta de Semente – ACS.

    . Coleta de Sementes (propriamente dita).

    . Pesquisa sobre viabilidade e qualidade de sementes.

. Beneficiamento de sementes.

    . Armazenagem de sementes.

Etapa 4 - Institucionalização do banco e construção de estratégias de mercado. 

As etapas serão implementadas modularmente a partir do alcance de metas de arrecadação. Caso somente uma parte dos recursos seja arrecadado, a implementação da Fase 1 será parcial. E, caso sejam arrecadados mais recursos, esses serão investidos nas próximas fases propostas. 

 

OS RESULTADOS PREVISTOS

Com esta iniciativa, será possível:

  • Os produtores e vendedores de sementes adotarem protocolos acreditados e que respeitam as normativas do Ministério da Agricultura (MAPA). Não haverá receio de tomar multas ou de ter a produção interrompidas por não cumprimento das leis.
  • O setor rural e florestal comprará sementes que têm garantia de saúde, vigor e eficiência no plantio. Os compradores terão certeza que o produto comprado além de ter qualidade, também terá maior efetividade para implementação da sua estratégia comercial.  
  • Saber que há todo um respaldo de uma instituição acreditada, o Banco de Sementes da Amazônia, e que esse banco promoverá a economia circular e as trocas via mercados colaborativos, de atores que compõe toda cadeia produtiva – incluindo do pequeno ao grande produtor, até o consumidor final. Isso irá gerar, além de emprego e renda à sociedade, a certeza de que esses produtos promovem melhoria do meio ambiente, que impactará essa e as futuras gerações. 
  • Gerar dados e informações sobre a produção, compra e uso de sementes florestais. Isso permitirá aos setores público e privado, planejar investimentos e diminuir custos de transação e riscos, e assim os investimentos se tornarão realidade. Por exemplo, o projeto prevê a criação de um portal de internet e o desenvolvimento de tecnologias informatizadas (como peer-to-peer) para trocas e comunicação dos atores do setor. 

 

O TEMPO E O VALOR DO NVESTIMENTO

  • Para implementação da Fase 1 do Banco de Sementes da Amazônia foi elaborado um projeto para o qual é necessário arrecadar o valor de R$ 2 milhões.A Fase 1 será implementada em 1 ano em meio de projeto (18 meses). 

 

O LEVANTAMENTO DO INVESTIMENTO

Para a captação dos recursos do projeto são previstas: 

  • Campanha crowdfunding (com doadores Pessoa Física) para sensibilização do público em geral sobre a problemática e a solução proposta. 
  • Captação junto a doadores corporativos – Pessoa Jurídica. 

 

CLIQUE AQUI PARA O DOWNLOAD DO LIVRO

COMO INVESTIR

  • Na plataforma do www.catarse.me (em breve)
  • Depósito Bancário*
    • Banco do Brasil - Banco: 001 / Agência: 3599-8 / Conta corrente: 98.571-6
    • Nome da conta: Banco de Sementes AMZ
    • Nome da Instituição: Instituto de Avaliação Pesquisa Programas e Projetos Socioambientais
    • CNPJ: 06.108.127/0001-20
    • * Não esqueça de nos mandar seus dados por email para que seja emitida Nota Fiscal.   
  • Via este website (em breve).
  • Doações internacionais: entre em contato conosco.  

 

CONTATO

  • Campus da UFAM
    • Centro de Sementes Nativas do Amazonas – CSNAM
    • Av. Rodrigo Octavio Jordão Ramos, 6200 - Setor Sul
    • 69077-000 Manaus - AM
  • contato@sementesnativas.org.br
    • (92) 3305-4131 - Junte-se à esta causa e Invista no Banco da Vida: o Banco de Sementes da Amazônia.