Criação da Rede Pouso Alto de Agroecologia na Chapada dos Veadeiros

Instituto Avaliação em parceria com a Fundação Banco do Brasil para a promoção da agroecologia.

Por: Ítalo Veras
Publicado em: 10/04/2019

A Fundação Banco do Brasil apoiará a criação da Rede Pouso Alto de Agroecologia, em parceria com o Instituto Avaliação, responsável pela execução do projeto.

Com o intuito de fortalecer o movimento agroecológico na região da Chapada dos Veadeiros, bem como promover a conservação dos recursos naturais e dos produtos da cultura local, com alcance de mercado e escoamento de produção.  A parceria IA/FBB irá apoiar a estruturação de Unidades de Referência em Agroecologia em sete municípios da região da Chapada dos Veadeiros, visando fomentar o consumo, a produção e a comercialização de alimentos orgânicos, extrativistas e de base agroecológica.

Um dos objetivos primordiais do projeto é realizar a criação de uma plataforma digital da Rede Pouso Alto de Agroecologia, que irá mapear as experiências agroecológicas da região abrangente, para identificação dos grupos, associações, comunidades e demais organizações que possuam trabalhos voltados à produção orgânica e de base agroextrativista. Por meio dessa ação será possível visualizar as atividades dos grupos, além das principais características dos trabalhos como, por exemplo, conhecer como cada um promove a conservação dos recursos naturais e o fortalecimento de sua identidade cultural. Será possível, também, articular os encontros e formações através da plataforma, garantindo troca de experiências e transições de tecnologias e apoio entre as entidades participantes da Rede.

O projeto irá promover diversos cursos de capacitação com agricultores locais, envolvendo questões como biologia dos solos, boas práticas em agroecologia, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), transição agroecológica, mecanização agrícola, dentre outros temas.

O projeto ocorrerá durante 18 meses, a partir de maio/2019, e pretende reforçar a rede de comunidades locais com valores identificados da agrobiodiversidade, bem como grupos de mulheres e jovens, e agricultores familiares da região da Chapada dos Veadeiros.

Para mais informações, acesse a aba de projetos do Instituto Avaliação.