Oficina de conclusão do projeto: Iniciativa BIOFIN - PNUD

Oficina que busca identificar e avaliar oportunidades para a cooperação, compartilhamento e integração de dados e informações entre sistemas de controle fiscal e ambiental, no âmbito Federal e Estadual.

Por: Valmir Junior
Publicado em: 01/03/2019

Nos dias 04 e 05 de dezembro de 2018 o consórcio formado entre o Instituto Avaliação, Evergreen Investimentos Florestais, Global Business e DuetSystems, promoveu na sede do PNUD-Brasil a oficina de conclusão do projeto da The Biodiversity Finance Initiative – BIOFIN o qual teve por objetivo de identificar e avaliar oportunidades para a cooperação, compartilhamento e integração de dados e informações entre sistemas de controle fiscal (NFe – Nota Fiscal Eletrônica) e ambiental (DOF – Documento de Origem Florestal), no âmbito Federal e Estadual.

Nessa oficina participaram gestores do Ministério do Meio Ambiente (MMA), IBAMA, Serviço Florestal Brasileiro, PNUD, e das Secretarias de Fazenda e de Meio Ambiente dos estados do AM, MT, PA, RO, e SP. Momento em que foram validados os resultados, e avaliadas as necessidades e alternativas para implementação da proposta.

Segundo o Diretor Executivo do IA, Alexandre Anders Brasil, considerando aspectos da economia florestal, a integração de dados pode promover uma maior arrecadação de tributos aos estados associada à uma maior conformidade e governança na gestão de recursos florestais. Essa se trata de ferramenta que auxilia em coibir o “esquentamento” de documentos e consequentemente a exploração ilegal de madeira.

Considerando aspectos de Tecnologia de Informação, o analista de sistemas José Cláudio Bandeira ressalta que o resultado foi alcançado utilizando as mais novas ferramentas disponíveis no mercado de Big Data e Business Intelligence, e cujas soluções podem ser adaptadas e ampliadas sob demanda do setor público e privado.

Ao término foi pactuada entre os participantes uma agenda para continuidade da agenda em 2019.

Também fizeram parte da equipe técnica: Lucian Stoenica, Marcello Rangel, Daniel Moura, Felipe Stock, Ariel de Andrade, e Ítalo Veras.

Maiores informações pelo email: bigdata@avaliacao.org.br

Websites:

www.avaliacao.org.br

www.biodiversityfinance.net

  • Brasília, DF

    CLN 303 bloco C sala 216
    Bairro: Asa Norte
    CEP: 70.735 - 530
    Telefone: (61) 3034 - 5648
    Email: contato@avaliacao.org.br

  • Altamira, PA

    Av.Brigadeiro Eduardo Gomes, 2610 – 2º andar
    Bairro: Esplanada do Xingu
    CEP: 68.372 - 005
    Telefone: (93) 3515 - 6015
    Email: contatopdrsx@avaliacao.org.br